CENTRO DE RECICLAGEM

A Empresa de Refrigerantes Coroa investe neste projeto sustentável, pois acredita na reciclagem como forma de construir um amanhã possível para todos.

A SUSTENTABILIDADE GARANTE O FUTURO

A SUSTENTABILIDADE GARANTE O FUTURO

Inspirados nos trabalhos de proteção ao meio ambiente iniciados pelo naturalista Roberto Anselmo Kautsky, o Instituto Kautsky e a Empresa de Refrigerantes Coroa, iniciaram em 2006 projetos socioambientais buscando o envolvimento da comunidade Martinense e regiões adjacentes, através de campanhas de conscientização e orientação sobre a importância da coleta seletiva.

Na mesma época, para atender a demanda resultante desses projetos, foi construído o Centro de Reciclagem no intuito de praticar a destinação correta aos resíduos oriundos do processo produtivo da Empresa de Refrigerantes Coroa, bem como da comunidade, através da entrega voluntária de seus resíduos. Como o Instituto Kautsky desenvolve, durante todo o ano, campanhas socioambientais para provocar a mudança de hábitos culturais e, desta forma, minimizar o acúmulo de lixo depositado no meio ambiente de forma inadequada.

O projeto iniciou em 2006, e desde então, tem evitado que milhares de quilos de resíduos sejam dispensados de forma inadequada em aterros sanitários e lixões do Espírito Santo. Aproximadamente, 1.500.000 de quilos de resíduos que foram encaminhados para o Centro de Reciclagem do Instituto Kautsky retornaram para o mercado e geraram emprego e renda.

Apesar do agravamento nas condições do meio ambiente, as políticas públicas exercem pouco ou nenhum esforço a fim de mudar tal quadro. O Reciclando com Cidadania tenta, junto com a comunidade, somar esforços para minimizar os impactos causados pela inadequada dispersão de resíduos gerados todos os dias.