Dica de Coroa para preparar um arroz soltinho

arroz soltinho

06/11/2018

Receitas

Hoje vamos ensinar a preparar uma das receitas mais básicas da culinária do dia a dia.  Fazer um arroz soltinho não é tão difícil quanto parece e pode ser preparado mais rápido que você imagina.

Para quem está começando agora a se aventurar na cozinha (e para alguns que já estão há algum tempo tentando), fazer o arroz perfeito pode ser uma tarefa quase impossível. Pois preste atenção nas dicas de Coroa e saiba como fazer um arroz soltinho e delicioso com muita facilidade.

Ingredientes - Arroz Soltinho (400g)

1 fio de azeite

1 fio de óleo

1 Cebola picada

1 Dente de alho picado

1 colher de sopa de manteiga

2 xícaras de chá de arroz

4 xícaras de chá de água fervente

Sal a gosto

Modo de Preparo - Segredo do arroz Soltinho

Em fogo médio, derreta a manteiga com o azeite e o óleo. Adicione a cebola e refogue até murchar. Em seguida, acrescente o alho e mexa até dourar. Acrescente o arroz e misture para que os grãos fiquem todos envolvidos com a mistura.

Depois refogue até secar e acrescente a água fervente e o sal a gosto. Por último, abaixe o fogo e tampe a panela. 10 minutos depois verifique o cozimento e desligue o fogo.

Antes de cozinhar, é importante  seguir alguns passos para ajudar no processo. Confira:

Lavando o arroz

É importante, antes do cozimento, lavar o arroz para remover impurezas que grudam na superfície do grão. Mesmo que o produto venha em uma embalagem informando que já foi lavado, é indicado passar novamente pelo processo.

A água retira o excesso de amido, que pode agir como um espessante e inicia a hidratação do grão. Isso agiliza e facilita bastante o processo de cozimento. Lave em água corrente, usando uma peneira grande. Quando a água começar a sair mais clara, deixe escorrer o excesso e pronto!

Na medida certa

A proporção de água e arroz deve ser sempre duas de água para uma de arroz. Assim, uma xícara de arroz cru deve ser cozida com duas de água, por exemplo. Por outro lado, é importante prestar atenção durante o preparo, já que o arroz não pode “secar” na panela. É importante sempre ter um pouco de água aquecida ao lado da panela para completar o nível.

Agora que você sabe preparar um arroz delicioso, que tal conferir a receita de um Fricassê de frango. Ele é a combinação perfeita para o seu arroz. Mas se gosta de ser mais tradicional, nada como um feijãozinho para acompanhar.