04 dicas para estudar de casa durante a quarentena

como estudar de casa durante a quarentena

30/07/2020

Artigos

Por conta da pandemia de coronavírus, aulas presenciais precisaram ser rapidamente interrompidas. Sem saber ao certo quando a situação ia se normalizar, algumas instituições já adotaram o sistema de Educação a Distância (EaD) desde o início. Outras começarão no próximo semestre. Portanto, estudar de casa durante a quarentena será necessário .

Contudo, isso não é tão simples quanto parece. Além de exigir muito autocontrole e disciplina do próprio estudante, a situação atípica do momento não facilita. A incerteza sobre quando as coisas voltarão ao normal tem causado muito ansiedade e desânimo. Assim fica ainda mais complicado, não é? 

Mas existem algumas dicas e pequenas ações que podem te ajudar a manter a motivação nos estudos na quarentena - além de uma boa dose de Bad Wolf.

Veja o que fazer para conseguir estudar de casa durante a quarentena:

Continue seguindo uma rotina

No dia a dia normal, naturalmente formamos uma rotina. A gente sabe aonde precisa ir, quanto tempo demora para chegar lá e quando estaremos em casa para descansar ou realizar as tarefas domésticas. Sem essas obrigações com hora e local marcado, é comum a gente relaxar e deixar para fazer tudo quando der vontade. Principalmente estando em casa. E aí mora o perigo da procrastinação.

Manter uma rotina é fundamental para estudar de casa durante a quarentena. Uma boa rotina de estudos e afazeres deve organizar seus compromissos de modo que você consiga fazer todos. Além de acabar com a procrastinação, ter este planejamento diminui a ansiedade. Isso porque, com o cronograma, você pode estudar tranquilo sabendo que conseguirá realizar as suas outras atividades.

Veja aqui outras dicas para acabar com a procrastinação

Mantenha o equilíbrio

Na hora de planejar a sua rotina, contudo, é preciso equilibrar as suas tarefas. Estudar de casa durante a quarentena pode te dar impressão de ter tempo de sobra. Afinal, como dissemos no tópico anterior, você não precisa seguir cronogramas pré determinados, nem perder tempo de deslocamento.

Para alguns, isso pode significar mais tempo para descansar. Outros querem aproveitar para estudar ainda mais. O ideal entre esses dois tipos de estudantes é o meio termo. Até porque o descanso é necessário para manter um ritmo de estudos contínuo. 

Por isso, o ideal para  manter a motivação nos estudos na quarentena é fazer pausas regulares.  Esses momentos podem estar previstos na seu cronograma já. Aproveite-os para tomar água, fazer um lanche, ir ao banheiro ou só se alongar.

Separe um local de estudos

Existem infinitas distrações só esperando seu horário de estudos começar para parecerem ainda mais interessantes. Dentro de casa, a sua cama vai parecer mais gostosa e até aquele quadro na parede vai chamar mais atenção. Por isso, para manter a motivação nos estudos na quarentena, é muito importante separar um local só seu e se isolar.

Para ser funcional, seu local de estudos deve ser silencioso e bem organizado. A fim de minimizar ainda mais as distrações, deixe todos os materiais que precisa para estudar de casa durante a quarentena à mão. Desse modo, você não precisará ficar levantando toda hora. Por isso, separe canetas, lápis, cadernos, a sua garrafa de água Campinho e um copo generoso de Bad Wolf.

Transforme a tecnologia em sua aliada

A internet é um universo cheio de possibilidades para o estudante. Por uma lado, é uma tentação enorme para se distrair. Por outro, disponibiliza diversas ferramentas úteis para estudar de casa durante a quarentena. 

Se você consegue se segurar e não espiar as redes sociais enquanto estiver estudando, ela é incrível. Mas atenção, caso sua situação seja o contrário disso, evite ao máximo pegar no celular.

Aproveite a internet para estudar de maneira dinâmica e divertida. Assista a filmes, séries ou documentários, escute podcasts, procure livros ilustrados. Além disso, existem alguns aplicativos interessantes, como o Khan Academy ou o Mapper.

Outro boa dica é fazer um grupo nas redes sociais com outros estudantes. Dessa forma, vocês dividem as dúvidas e se ajudam.

A gente sabe que estudar de casa durante a quarentena não é tarefa fácil. Mas estamos juntos nessa. Seja gentil com você mesmo e respeite seus limites. Se precisar de uma forcinha a mais para manter a motivação nos estudos na quarentena, Bad Wolf te dá esse gás.