O que fazer para o refrigerante não perder o gás?

dicas para o refrigerante não perder o gás

17/02/2020

Artigos

Além do sabor, uma das graças do refrigerante é o gás e a sensação que ele dá na boca. Sem ele, a bebida perde grande parte do seu encanto, não é mesmo? Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para o refrigerante não perder o gás e continuar delicioso por um bom tempo. 

Veja neste post como é feito o refrigerante, porque ele perde o gás e como evitar isso.
 

Como é feito o refrigerante e porque ele perde o gás?

O refrigerante é composto, basicamente, por quatro ingredientes: água, açúcar, xarope e gás. Inicialmente, a água com açúcar (ou adoçante no caso das bebidas diet e light) é adicionada ao xarope. Esse é o ingrediente responsável pelos vários sabores de refrigerante Coroa que a gente adora! Por fim, depois que essa mistura está pronta, é hora de acrescentar o gás. E essa parte da produção é uma verdadeira operação química!

O gás usado para fazer os refrigerantes é o gás carbônico (CO2).  Quando ele entra em contato com a mistura de água e xarope, ele assume uma forma líquida, o ácido carbônico. Assim, ele fica camuflado na bebida. Depois disso, uma dose extra de CO2 ainda é adicionada ao líquido. Para o refrigerante não perder o gás, ele precisa ser mantido em baixa pressão. Isso significa que a garrafa deve ficar fechada e a bebida, parada.

Por isso, quando comprar refrigerante Coroa, independente do tamanho da sua sede ou da sua vontade de tomar refri, não vá correndo pra casa. O movimento agita as moléculas de gás que ficam só esperando a hora de sair. É por esse motivo que o refrigerante jorra quando você abre a garrafa: ele está liberando o gás.

Normalmente, mesmo sem agitar a garrafa, o gás é liberado do refrigerante quando aberto. Aquele barulhinho “tsssssss” que a garrafa faz quando alguém a abre não é só para te avisar que tem refrigerante Coroa. Ele é o som do CO2 extra saindo da garrafa. Logo em seguida começam a aparecer bolinhas na superfície da bebida. Elas são o ácido carbônico se transformando em gás novamente. 

Mas, se é natural que o refrigerante perca o gás, tem algum jeito de atrasar esse processo? Veja algumas dicas de como fazer para o refrigerante não perder o gás tão rápido.

 

O que fazer para o refrigerante não perder o gás?

As duas primeiras dicas para o refrigerante não perder o gás são básicas: não deixe a garrafa aberta e não agite a bebida. Como já vimos acima, isso facilita que o gás se agite e saía do líquido. 

Uma outra dica interessante é diminuir ao máximo a quantidade de ar dentro da garrafa. Isso “obriga” o gás a se manter misturado no líquido, uma vez que não há espaço para ele ser liberado. Para o refrigerante não perder o gás, você pode simplesmente colocá-lo em outro recipiente menor.

Por fim, a última dica une o útil ao agradável. Todo mundo ama um refrigerante Coroa bem geladinho, né? Mas você sabia que além de ficar mais gostoso por conta da temperatura, o frio favorece a duração do gás nos refris? Por isso, guarde a bebida na geladeira ou no freezer antes e depois de aberta. Contudo, tome cuidado pra não deixar congelar. Neste ponto de resfriamento, o efeito é contrário e a bebida perde todo o gás. Isso acontece porque, enquanto as moléculas de água se unem no processo de solidificação, as partículas de gás também se unem, facilitando a fuga. 

Agora que você sabe como fazer para o refrigerante não perder o gás, não vai ter que se preocupar em ficar sem sua bebida favorita em casa!