6 brincadeiras para fazer com a família em casa

6 brincadeiras para fazer em família dentro de casa

01/04/2020

Artigos

Crianças têm disposição de sobra para gastar. Elas estão sempre correndo, brincando ou inventando histórias por aí, não é? Fica até difícil de acompanhar. Mas, infelizmente, nem sempre é possível liberar toda essa energia fazendo alguma atividade ao ar livre. Nesses dias em que ficar em casa é necessário, é preciso ter ainda mais criatividade para distrair as crianças.

O que fazer então para fugir do tédio e divertir os pequenos?

Além de uma maratona de filmes, algumas brincadeiras para fazer em família dentro de casa podem ser a solução. Veja cinco ideias:

Brincadeiras para fazer em família dentro de casa

Stop

Essa é, provavelmente, a mais conhecida entre as brincadeiras para fazer em família. Além de super divertido, o jogo é excelente para aprender coisas novas. Cada participante deve colocar uma quantidade de dedos nas mãos, que serão contados como letras do alfabeto. Com a letra que sair, os participantes devem escrever palavras em diferentes categorias, como: nome, cidade, filme, comida, entre outras. Nessa hora, vale a criatividade. O primeiro que completar todas as lacunas deve falar stop e, assim, todos devem parar de escrever. Ganha cada rodada quem acertar mais palavras sem repetir as palavras dos outros participantes do jogo.

Boliche

Junte cerca de 6 a 10 garrafas de refrigerante Coroa, vazias, e organize num cantinho da casa como se fossem pinos de boliche. É importante deixar um espaço para ser a pista na hora jogar a bola. Agora, é só arranjar algo para arremessar e acertar as garrafas. Pode ser uma bola de meia, por exemplo. Com tudo pronto? Agora é só se divertir!

Cabaninha

Brincar de cabaninha é uma forma de fazer a hora do sono ser mais divertida. Isso pode estimular as crianças a quererem dormir, especialmente quando elas estão fora da rotina. Para montar a cabaninha, use cobertores e cadeiras ou caixas de papelão. Aproveite a estrutura montada e tire um dia pra fazer uma festa do pijama também.

Jogo dos 7 erros

Escolha um lugar da casa com bastante objetos. Pode ser uma estante de livros ou um armário de brinquedos. Peça para a criança olhar por um minuto e tentar memorizar a posição de cada coisa. Em seguida, tire a criança do cômodo e mude 7 objetos de lugar. Depois, leve a criança de volta e veja se ela lembra onde estavam os objetos da primeira vez.

Jogo da memória

Assim como no jogo dos sete erros, você deve ir para um cômodo da casa que tenha muitos objetos. Todo mundo deve analisar bem esse canto por um minuto. Depois disso, escolha uma pessoa para ser vendada e dê um objeto que estava no cômodo para ela segurar. Em seguida, ela deve descobrir, somente com o toque, que objeto é aquele. Para ficar mas divertido, coloque um tempo e pontue entre os participantes.

Jogos de cartas ou tabuleiro

Cartas ou tabuleiros sempre rendem boas brincadeiras para fazer em família. Dama, xadrez, jogos de baralho e dominó são ótimas sugestões para passar o tempo.

Conheça também outras brincadeiras para fazer em família que podem ser adaptadas para dentro de casa.

Esses jogos são uma maneira de juntar o útil ao agradável e aproveitar o tempo em casa para estreitar laços!