3 exercícios de relaxamento corporal

exercicios de relaxamento corporal

30/04/2020

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Diante de tantas mudanças na rotina e incertezas sobre o futuro, a gente se pega meio perdido com o presente às vezes. Sentir-se ansioso, irritado e até frustrado por isso é completamente normal. Mas, por outro lado, ficar se cobrando demais pra sair dessa não ajuda. Neste momento, a única coisa que podemos fazer é, literalmente, sentar e esperar e, se possível, em casa.

Para te ajudar a passar por esse momento de tensão sem surtar, alguns exercícios de relaxamento corporal podem ser proveitosos. Praticar essas atividades fazem você se desligar um pouco dos problemas e focar em você e nos seus limites.

Conheça três exercícios de relaxamento corporal:

Alongamento

Se você pratica esportes e costuma se alongar antes dos treinos, sabe que uma sequência de movimentos simples fazem total diferença no seu desempenho. Com o corpo aquecido e os músculos menos rígidos, a resistência durante as atividades fica bem maior. Mas esse não é o único benefício desse exercício de relaxamento corporal.

Para fazer um bom alongamento é necessário prestar atenção no próprio corpo e nos seus limites. Essa percepção de você mesmo também faz bem à mente. Além de relaxar os músculos, esse exercício ajuda a aumentar sua concentração no que realmente importa: você mesmo.

Quando for se alongar, é importante:

  • Respirar lentamente
  • Alongar os músculos com calma
  • Manter uma boa postura
  • Não forçar o movimento além do seu limite

Comece aos pouquinhos, fazendo esses movimentos simples ao acordar. Aqui vão algumas ideias pra começar:

Braços: estique os braços com as palmas das mãos pra frente e os dedos entrelaçados.
Coluna: dê um abraço em si mesmo e incline o pescoço para os dois lados, como se estivesse deitando no próprio ombro.
Peitoral: coloque os braços pra trás com os dedos entrelaçados e estique o quanto conseguir.

Se quiser fazer mais movimentos, você encontra várias vídeoaulas muito legais!
 

Automassagem

Uma boa massagem é capaz de acabar com qualquer mau humor, não é mesmo? Além de aliviar a tensão muscular, ela também acalma e ajuda a diminuir o estresse. Mas, infelizmente, nem sempre tem alguém disponível pra fazer isso pela gente. Por isso, as técnicas de automassagem são uma boa solução. 

Na hora de fazer a automassagem, usar um pouco de creme ou óleo pode ajudar. Nos braços e pernas, você pode deslizar a mão, em formato de bracelete, indo da extremidade ao tronco. Nos pés e nas mãos, utilize o dedão para fazer o movimento de deslizamento partindo da palma da mão até a ponta de cada dedo. Repita os movimentos por, pelo menos, cinco vezes. Você também pode usar uma bolinha de tênis ou própria para massagem. Basta para fazer movimentos circulares ou de vai e vem nos braços, pernas, mãos e pés.

A automassagem, assim como o alongamento, exige atenção no seu próprio corpo. Quando estiver fazendo, procure se concentrar nos seus movimentos e sensações. Isso vai te ajudar a relaxar ainda mais.
 

Respiração profunda

Essa pode parecer uma dica boba, mas é realmente importante. Quando estamos ansiosos ou tensos com alguma coisa, a gente chega a esquecer do básico, que é respirar. Por isso, parar por um tempo e respirar fundo te ajuda a retomar o controle e lembrar do que importa. Além do mais, o oxigênio é fundamental pra nossa capacidade de concentração.

Procure um lugar calmo e longe de distrações. Acomode-se confortavelmente, seja sentado, em pé ou deitado. Comece a contar mentalmente de 1 a 3 ao inspirar, e faça o mesmo ao expirar. Procure manter um ritmo constante. Depois de um tempo, comece a parar por um segundo ao fim de cada expiração. Isso aumenta o efeito desse exercício de relaxamento corporal.

Esses exercícios de relaxamento corporal são uma ótima forma de se acalmar. Mas existem várias formas de fazer isso. Seja vendo um filme enquanto come pipoca com refri Coroa ou enquanto treina com uma dose de energia extra depois de beber Bad Wolf. Basta encontrar o seu jeito.