filmes nerds para curtir o Dia do Orgulho Nerd

filmes nerds, cultura geek

24/05/2019

Artigos

Foi-se o tempo em que ser nerd era sinônimo de esquisitice. O termo pode ter surgido com sentido pejorativo, mas hoje é, na verdade, motivo de orgulho. No lugar do estereótipo de nerd antissocial e extremamente inteligente, ganha espaço o geek. Essa versão mais moderna do nerd se refere ao estilo de vida de pessoas que gostam de tecnologia, jogos e filmes de ficção científica. Neste Dia do Orgulho Geek, nós separamos uma lista de filmes nerds que você não pode deixar de ver pra ficar por dentro da cultura geek. Veja:

Star Wars IV: Uma Nova Esperança

Apesar de carregar o número 4 no nome, esse foi o primeiro filme da franquia a ser lançado  e um dos primeiro filmes nerds da história. Ele chegou às telas em 1977 e revolucionou o cinema! Foi ali o início dos blockbusters, conceito usado para indicar produtos culturais muito populares e de grande sucesso financeiro.

A história conquistou muitos fãs ao redor do mundo e tornou-se referência de cultura pop. É gigante a importância desse filme para o universo nerd. Pode-se até arriscar dizer que a cultura geek teve início com Star Wars. Não à toa o Dia do Orgulho Nerd é comemorado na data de estreia do filme!

Star Trek

Star Trek, ou simplesmente Jornada nas Estrelas, é outra franquia de muito valor para a cultura geek. O primeiro filme chegou aos cinemas em 1979 já quebrando recordes de bilheteria. Antes disso, a história era um programa de televisão. A ideia original era fazer uma espécie de "faroeste espacial", e refletir sobre questões como política e guerra.

Apesar de tão importante quanto Star Wars é para o universo nerd, os fãs das duas franquias de filmes nerds têm uma rixa antiga. Coisa pra deixar de lado já que todos desejam a mesma coisa: vida longa e próspera à cultura geek!

De Volta para o Futuro

Em 1985, quando muitas das nossas tecnologias ainda estavam pra nascer, a ideia de um carro que viajava pelo tempo conquistou o imaginário das pessoas. O filme De Volta para o Futuro, misturando ficção científica com uma pitada de comédia - inovação entre os filmes nerds -, encantou os espectadores. Não só pela possibilidade de voltar ao passado e mudar o próprio rumo, mas também pelos efeitos especiais que eram bem inovadores pra época.

Matrix

O filme está muito além de ser uma simples ficção científica, com efeitos especiais surpreendentes demais para a época. Por isso, cativou não só os fãs do gênero, mas também o público em geral. A história do personagem principal, que descobre viver numa realidade ilusória, é cheia de referências filosóficas e religiosas. Mais do que parte da cultura nerd, ele foi responsável por gerar reflexões sobre a natureza humana.

Scott Pilgrim contra o mundo

Este é o filme mais recente dessa lista. Foi lançado em 2010 e é, na verdade, um catalisador da cultura geek. Isso porque ele está cheio de referências ao universo nerd e, sendo inspirado em uma história em quadrinhos, sua estética reproduz a HQ.

O filme mostra o jovem Scott Pilgrim em uma jornada para vencer os ex-namorados da menina que gosta e, assim, poder ficar com ela em paz. A obra mistura ação, comédia e um pouquinho de romance. Afinal, os nerds também amam!

Gostou da nossa seleção de filmes nerds? Então já faz a pipoca, coloca o refri Coroa pra gelar e convida os amigos pra maratonar com você!