Receita de croquete de linguiça: um ótimo petisco

receita_de_croquete_de_linguica

01/03/2019

Receitas

A receita de croquete tem origem holandesa, mas adaptou-se perfeitamente à cultura nacional. O salgadinho, crocante por fora e cremoso por dentro, ganhou novas versões no Brasil e transformou-se na típica comida de boteco. Tem coisa mais brasileira do que isso? O croquete de linguiça, por exemplo (uma das variações do prato), além de um preparo simples, é um excelente petisco para festas e jantares.

 

Aprenda a fazer o croquete de linguiça:

 

Ingredientes

 

1kg de linguiça fresca de pernil

5 colheres (sopa) de óleo

1 cebola picada

1 cubo de caldo de legumes

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

1/2 pimenta vermelha sem sementes picada

1 batata cozida e amassada

Sal a gosto

3 xícaras (chá) de água

3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Farinha de trigo para empanar

Óleo para fritar

 

Molho

 

1 pimentão verde picado

1 tomate picado

1 cebola picada

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde

3 colheres (sopa) de azeite

3 colheres (sopa) de vinagre

Sal a gosto

 

Modo de preparo

 

Molho

 

Junte todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, bata-os usando a tecla pulsar até obter a consistência desejada. Por fim, reserve na geladeira.

 

Croquete de linguiça

 

Antes de mais nada, retire a pele da linguiça e triture-a em um processador. Em seguida, frite a linguiça triturada junto à cebola em uma panela grande com óleo. Depois que a cebola estiver dourada levemente, adicione o caldo de legumes, o cheiro-verde e a pimenta. Refogue tudo por mais 2 minutos. Em seguida, acrescente a batata, o sal e a água. Cozinhe a mistura até que comece a ferver. Por fim, coloque a farinha de trigo de uma vez só. Feito isso, mexa até que a receita engrosse e solte do fundo da panela.

Assim que a massa do croquete de linguiça estiver pronta, coloque-a sobre uma superfície fria e deixe esfriar. Depois de fria, pegue pequenas porções e modele-os . Por fim, empane as bolinhas de massa na farinha de trigo e frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra-as sobre o papel-toalha quando tirar da panela.

Sirva o croquete de linguiça acompanhado do molho e de Guaraná Coroa. Que tal marcar um piquenique com a galera e cada um levar um prato diferente? Veja mais sugestões de receita no nosso blog.