Receita de esfiha de carne com brócolis

receita_de_esfiha_carne_com_brocolis

01/03/2019

Receitas

Especiaria de origem síria, a receita de esfiha chegou no Brasil há séculos por meio dos imigrantes árabes. Ainda que tenham passado todos esses anos, a receita continua a conquistar os paladares e ainda ganhou novas saborosas versões com o tempo. A esfiha pode ser aberta, fechada ou folheada. Ela também pode ser recheada com vários sabores diferentes! Aprenda a fazer esfiha de carne com brócolis:

 

Ingredientes

 

Massa

 

30g de fermento biológico fresco

2 colheres (sopa) de açúcar

1 e 1/2 colher (chá) de sal

1/2 xícara (chá) de água morna

1/2 xícara (chá) de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de óleo

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente

Farinha de trigo

 

Recheio

 

2 xícaras (chá) de buquês de brócolis picado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

500g de carne moída

1 cebola picada

 

Modo de preparo

 

Recheio

 

Em primeiro lugar, cozinhe o brócolis por 2 minutos em água fervente com sal. Feito isso, escorra o vegetal e deixe esfriar. Em seguida, misture com a carne, a cebola, o sal e a pimenta. Reserve a mistura.

 

Massa

 

Primeiramente, bata o fermento, o açúcar, o sal, a água, o iogurte e o óleo no liquidificador até ficarem homogêneos. Posteriormente, despeje a mistura em uma vasilha e acrescente a farinha aos poucos. Mexa com uma colher até que a massa esteja soltando da lateral da vasilha.

Em seguida, transfira a mistura para uma superfície enfarinhada e sove a massa por 10 minutos, ou até que ela esteja lisa e levemente pegajosa. Feito isso, forme uma bola e cubra. Deixe a massa descansar por 1 hora ou até que ela dobre de tamanho.

Após o descanso, divida a massa em 2 porções e abra com a ajuda de um rolo até obter um retângulo. Em seguida, espalhe metade da manteiga para folhar com a ajuda de uma espátula. Enrole a massa como um rocambole. Faça o mesmo com a outra metade.

Por fim, corte em fatias de 2cm e coloque sobre uma assadeira. Coloque sobre a massa uma porção de recheio equivalente a 1 colher (sopa). Leve as esfihas montadas ao forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até dourar.

 

Misturar vegetais em pratos saborosos, assim como é na esfiha de carne com brócolis, pode incentivar o consumo desses saudáveis alimentos. Essa é uma ótima maneira de começar a acostumar o paladar com novos sabores.

A esfiha de carne com brócolis deve ser servida morna para manter o sabor. Além disso, nossa dica especial é: a receita fica ainda melhor acompanhada por Guaraná Coroa! O prato é excelente para um lanche da noite com os amigos e a família. Experimente fazer em casa.