05 comidas de festa junina para o seu arraial

05 comidas de festa junina para o seu arraial - Grupo Coroa

26/05/2019

Receitas

Um arraial de respeito é cheio de cores, roupas remendadas e, claro, comidas de festa junina!

 

Veja a seguir 05 comidas de festa junina típicas e fáceis de fazer para deixar seu arraial mais gostoso:

 

Caldo de feijão

 

Ingredientes

 

1 e 1/2 xícara (chá) de feijão-carioquinha

1 folha de louro

8 xícaras (chá) de água

2 colheres (sopa) de óleo

1 xícara (chá) de bacon em cubos

400 g de acém em cubos

1 cebola picada

1 dente de alho picado

300g de mandioca sem filamentos em cubos

Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

 

Modo de fazer

 

Antes de mais nada, coloque o feijão e o louro em uma panela de pressão preenchida com água até a metade. Tampe a panela e, assim que a pressão começar, deixe cozinhar por mais 20 minutos. Depois que passar o tempo, desligue e espere toda a pressão sair naturalmente. Em seguida, abra a panela e deixe o feijão esfriar. Por fim, bata o feijão no liquidificador por dois minutos e reserve.

 

Aqueça outra panela de pressão com óleo, em fogo médio. Nela, refogue o bacon e a carne por 5 minutos. Depois que fizer isso, adicione a cebola e o alho e frite por 2 minutos. Em seguida, ainda despeje o restante da água e a mandioca. Tempere com sal e pimenta e cozinhe por 15 minutos depois que começar a pressão. Feito isso, desligue, deixe toda a pressão sair naturalmente e abra a panela. Por fim, volte ao fogo e adicione o feijão batido. Acerte o sal e cozinhe por 5 minutos com a panela aberta.

 

Na hora de servir, coloque cheiro-verde por cima e acrescente alguns acompanhamentos. São boas sugestões pernil defumado, torresmo e molho de pimenta.

 

Molho de cachorro-quente

 

Ingredientes

 

6 salsichas fatiadas ou inteiras (conforme sua preferência)

1 sachê de molho de tomate (340g)

150 ml água

2 dentes de alho picados

1/2 cebola picada

Sal, pimenta e orégano a gosto

 

Modo de fazer

 

Em primeiro lugar, aqueça o azeite e doure a cebola em uma panela. Em seguida, adicione o alho e deixe dourar levemente. Depois que estiver no ponto, coloque a salsicha e deixe refogar um pouco. Assim, adicione o molho e a água. Misture bem e deixe no fogo por 10 minutos. Por fim, tempere com sal, pimenta e orégano a gosto e deixe por mais 3 minutos. Desligue e está pronto. Sirva com batata palha, mostarda, catchup e maionese.

 

Pé-de-moleque com leite condensado

 

Ingredientes

 

500 g de amendoim

1 xícara (chá) de açúcar

1 lata de leite condensado

 

Modo de fazer

 

Primeiramente, torre o amendoim e retire a casca. Em seguida, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao forno. Mexa bem até que esteja desgrudando do fundo da panela. Depois que estiver no ponto, despeje a mistura em uma forma untada com óleo. Por fim, deixe esfriar e corte em quadradinhos.

 

Bolo de aipim com coco

 

Ingredientes

 

1 kg de aipim

3 xícaras (chá) de açúcar

100 g de manteiga

200 ml de leite de coco

1 pacote de coco ralado

1 pitada de sal

1 xícara (chá) de leite

3 ovos

 

Modo de fazer

 

Antes de tudo, descasque o aipim, lave-o sob água corrente e rale-o. Em seguida, coloque o aipim, o leite, os ovos, o leite de coco e a manteiga no liquidificador. Bata tudo em velocidade média por 1 minuto. Depois, acrescente o açúcar, o coco ralado e o sal. Bata mais um pouco. Por fim, coloque o creme em uma forma redonda e leve ao forno por 35 minutos. O bolo estará pronto quando, ao colocar um palito, ele saia limpo.

 

Canjica

 

Ingredientes

 

500 g de canjica branca

1 lata de leite condensado

1 vidro de leite de coco

50 g de coco ralado úmido e adoçado

1 litro de leite

8 colheres (sopa) de açúcar

Canela em pó a gosto

 

Modo de fazer

 

Lave a canjica em água corrente e deixe-a de molho com o açúcar por cerca de 4 horas. Em seguida, coloque para cozinhar em uma panela de pressão com 2 litros de água por aproximadamente 20 minutos. Depois que a canjica estiver macia, acrescente o restante dos ingredientes. Deixe ferver por 10 minutos. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela. Assim que estiver bem cremosa, desligue o fogo. Sirva com canela em pó ou em pau.

 

Essas são as típicas comidas de festa junina que não podem faltar na sua comemoração caipira.

Mas, para o seu arraial ser completo, cheio de energia para pular a fogueira e dançar muita quadrilha, além dessas comidas de festa junina, é claro que refri Coroa não pode ficar de fora!v